Nesta página, iremos apresentar nossas pesquisas sobre: MOVIE MAKER; Tipos de SOFTWARE;SOFTWARE EDUCATIVO; dentre outros.
Tema Gerador : Educação e tecnologia
Tema para o projeto: O que há de novo no mercado da TICS na educação
Componentes: Silvia, Ieda, Ângelo, Lie , Rosemeire.
Porque escolhemos este tema?
Justificativa
Escolhemos esse tema pois sabemos que é importante para a sala de aula diversificar as atividades através de novos programas que estão no mercado e conhecê-los para que haja uma interação entre o docente , o conteúdo programático e os educandos. Focaremos, em um primeiro momento, no estudo da ferramenta Movie Maker e sua complexibilidade e aplicabilidade nas diferentes situações de aprendizagem.
O que já sabemos sobre o tema:
Há várias empresas especializando-se nessas TICS para captar o interesse dos alunos que estão no EM e que prestarão as provas do ENEM, da FUVEST, da UNICAMP, dentre outras.
Elas criam um ambiente propício ao desenvolvimento do aluno em relação ao que o mesmo já sabe e ao que deseja saber, trabalhando com metas que devem ser atingidas para um melhor aproveitamento e aperfeiçoamento do conhecimento prévio, desenvolvendo-o progressivamente.
"O Windows Movie Maker é um software produzido pela Microsoft e integra o sistema operacional Windows. Nele o usuário pode criar, editar e visualizar seus vídeos. Além disso, o programa permite ao professor produzir material e estimular a autoria do aluno a fim de enriquecer suas aulas como alternativa a tradicional leitura do livro escolar ou à projeção de filmes ilustrativos na televisão sem objetivos definidos."
Utilizaremos o Movie Maker como ferramenta digital para enriquecer a aprendizagem dos professores e, principalmente, para o desenvolvimento da criticidade e autonomia dos alunos em seu processo de construção de conhecimentos, esta tecnologia motivará o aluno na construção e incentivo para ser protagonista de sua aprendizagem.
Pontapé inicial da pesquisa:
Movie Maker e sua complexibilidade e aplicabilidade nas diferentes situações de aprendizagem.
Quais as principais dúvidas/inquietações que possuímos acerca do tema?
- Como se classificam os softwares?
- O que é Movie Maker?
- Para que serve o Movie Maker?
- Quais entidades educacionais estão utilizando as TICs?
- Há outras entidades utilizando este recurso?
- O que são softwares educacionais?
- Como são
classificados ?
PROJETO: O que há de novo no mercado da TICS na Educação?
I
– JUSTIFICATIVA
O
projeto surgiu da necessidade dos professores conhecerem e utilizarem as novas
TICs na sala de aula. A utilização do Movie Maker no contexto educativo e
consequente publicação desenvolve um trabalho colaborativo e autoral dos
alunos, estimulando os a serem agentes ativos e protagonistas na construção do
conhecimento.
II – INTRODUÇÃO
O Windows Movie Maker (WMM) é uma ferramenta simples de
edição de vídeo incluída no sistema operativo Windows XP com o qual é possível
importar segmentos de vídeos, analógicos ou digitais, cortá-los, ordená-los,
acrescentar legendas, efeitos, e no final gravar o resultado num ficheiro que
possa ser enviado por e-mail ou gravado em DVD, pendrive. Este software ajuda a
estimular o desenvolvimento de um trabalho autoral, onde o aluno pode criar um
trabalho original, utilizando uma ferramenta digital com objetivos pedagógicos
e autoral.
Software
de Autoria são programas instrutivos utilizados na manipulação e
redirecionamento de uma dada informação, a fim de atender a necessidade dos
usuários e quando executados produzem funções determinadas. Esse programa é
equipado com diversas ferramentas de multimídia que permitem o desenvolvimento
de uma variedade de atividades alternativas que podem estimular o
desenvolvimento cognitivo, a linguagem e a autonomia dos usuários.
O uso
desta tecnologia na educação permite que o professor acompanhe e utilize os
recursos oferecidos como uma ferramenta pedagógica, favorecendo assim o
processo ensino-aprendizagem. O professor será o mediador do conhecimento e irá
propiciar ao aluno a sua autonomia, um sujeito ativo e participativo no seu processo
de construção do conhecimento.
Softwares de
autoria como o Visual Classe, Everest, Hiper-Studio, Illuminatus e Active
3 são utilizados em atividades pedagógicas tanto com crianças quanto com
adolescentes no intuito de facilitar a aprendizagem nas disciplinas de
matemática, português, história etc. Há softwares que possuem
ferramentas que possibilitam a edição de imagens, de animação, de textos e a
construção de imagens geométricas. Tudo articulado para facilitar o processo de
aprendizagem dos alunos e estimular a coordenação motora, a memória e a
organização do pensamento.
Para o
professor, os softwares de autoria são importantes, pois
ajudam a entender as necessidades e dificuldades do aluno, por meio das
informações que ficam registradas em um banco de dados do servidor e permitem
saber todas as tentativas do aluno até que ele obtenha a alternativa correta.
Desse modo, essas informações servem para que a escola tenha a possibilidade de
trabalhar com cada aluno os seus pontos fracos no processo ensino-aprendizagem.
III- Aplicações
Educacionais
Com o uso do tablet os espaços de ensino e de
aprendizagem são ampliados para além da sala de aula e possibilitam a
mobilidade dos envolvidos que podem estar distante um dos outros. No
entanto, a utilização de meios tecnológicos não significa, por si só, uma
mudança ou melhoria do sistema de ensino. O estudo, o planejamento e a sua
aplicação de forma eficiente são fatores essenciais para o sucesso do processo
educativo.
A utilização das novas tecnologias,
como o tablet, podem ocorrer de forma esporádica, para dar suporte às aulas
especificas, ou de forma radical, transformando completamente o ambiente de
aprendizagem, explorando ao máximo as potencialidades que os meios tecnológicos
proporcionam.
Existe vários
software para dispositivos móveis. Ferrão (2005) apresenta
uma classificação de software em três categorias:
• Aplicações administrativas: Auxiliam
professores no planejamento e gestão de processos de avaliação, na criação de
bases de dados para conteúdos e conceitos chave para alunos, no armazenamento
de informações como contatos dos familiares e dados gerais dos alunos,
registros de anotações nas reuniões, acesso aos sumários, etc.
• Aplicações colaborativas e de comunicação: Possibilitam
o trabalho colaborativo e a interatividade entre os envolvidos no processo.
Exemplos: envio e recepção de e-mails, planejamento de reuniões de grupo,
criação de apresentações, enviar informações para os encarregados de educação,
trocar informação com colegas, fazer downloads, transferir
ficheiros para o PC através de acesso imediato, acesso a eventos educacionais
on-line, etc.
• Aplicações de ensino e aprendizagem: o
software está diretamente ligado ao conteúdo e ao processo de ensino e
aprendizagem. Alguns exemplos de aplicações são: leitura de eBooks, os
editores gráficos, de mapas conceituais, resolução de trabalhos de
casa, estudo de línguas estrangeiras, jogos, simulações, investigação na Web,
dicionários ou enciclopédias, glossários de termos, jogos colaborativos e
muitos outros aplicativos disponíveis na rede.
O tablet apresenta grande
versatilidade, podendo ser utilizado em todos os níveis de ensino, dentro e
fora da sala de aula. Pode ser uma ferramenta de apoio tanto no ensino especial
quanto na formação profissional e ainda, podem ser utilizados de forma
individual ou colaborativamente. Uma relação de softwares livres que podem
ser utilizados na educação é apresentada na tabela abaixo.
GESTÃO ESCOLAR
ABC-Blocks - Alfabeto móvel
Kanagrama – Ordenação de palavras
Kverbos – Lingua Estrangeira Estudo verbos do Espanhol.
Kvoctrain – Treinador de vocabulário em várias línguas
Gnuteca – gestão de biblioteca
Sagu – para gestão escolar
SchoolTool - Ferramenta completa para gerenciamento
escolar, contando com diversos recursos e adaptável a política escolar de
diversos países e regiões.
FÍSICA
MATEMÁTICA
LUM –
Software sobre Óptica Geométrica.
MEK – Faz simulações de mecânica da partícula.
Step - Simulador interativo de física. Você coloca corpos e
forças sobre eles em uma cena, e inicia a simulação de como o sistema evolui
de acordo com as leis da física. Tente mudar as propriedades dos corpos e
forças e verifique como elas influenciam na evolução do sistema.
Asymptopia – Palavras cruzadas com expressões
Matemáticas
Calc 3D – Gráficos: geometria e estatística.
Geogeobra – Geometria interativa.
Kig – Geometria
KMathTool – Coleção de calculadores matemáticas
Kmplot – Matemática Geometria interativa.
Kpercentage – Estudo de porcentagem
GEOGRAFIA
QUIMICA
3DPlanetárium – Programa que mostra o sistema
solar
em tempo real.
Celestia – Simulação espacial em tempo real que deixa você
experimentar nosso universo em três dimensões.
KGeography – Mapas
Chemtool – Desenhar estruturas Químicas
Eqchem – Balanceamento de fórmulas químicas
Ghemical – Moléculas em 3d
Kalzium – Programa que exibe a tabela periódica de elementos
químicos com informações e em diferentes classificações.
Tabela 1 - Relação de software livres educacionais
O seu uso na educação é um grande
desafio para os professores, pois as aplicações das tecnologias vão muito além
do uso correto da ferramenta. Para que as aplicações pedagógicas sejam
eficientes é necessário reformular as metodologias de ensino/ aprendizagem e
ajustá-las as novas realidades.
Considerações finais:
Trabalhar com as TICs nos projetos educativos é uma proposta de intervenção pedagógica que gera novas situações de aprendizagem reais e diversificadas com o envolvimento de educadores e educandos, juntos comprometidos com a busca de conhecimentos que tenham sentido e significado para todos os envolvidos.
Conclusão:
A Tecnologia Educativa tem potencial para promover novos caminhos no processo do ensino aprendizagem, facilitando a interação, cooperação e extrapolando para além dos muros da escola.
Bibliografia:
SCHLEMMER, Eliane; SACCOL, Amarolinda; BARBOSA, Jorge; REINHARD,
Nicolau. M-Learning ou Aprendizagem com Mobilidade: casos no
contexto brasileiro. Unisinos, Maio 2007. Disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/552007112411PM.pdf>.
Acesso em: 04 abr. 2012.
FERRÃO, Sílvia; MARCELINO, Maria. Modelar e Simular na Palma da
Mão? VII Simpósio Internacional de Informática Educativa. Portugal, nov. 2005. Disponível
em:<http://www.niee.ufrgs.br/eventos/SIIE/2005/PDFs/Posters/p495ferrao.pdf>.
Acesso em: 04 abr. 2012.
SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO. Lista de softwares livres. Disponível em:
http://softwarelivrenaeducacao.wordpress.com/ .
Acesso em: 22 de abr. 2012.
Tablets: metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem. São
Paulo, mai./out.2011 Disponível em: <http://www.colegiocruzeirodosul.com.br/cruzeiro/jornal/EncarteCruzeirodoSul5Encarte.pdf .>Acesso
em 24 mar. 2012.
BENETTI,
Michele Nunes. A informática educativa como estratégia para melhorias na
educação publica Brasileira: Uma analise sobre o software de Autoria Visual
Class. Disponívelem: >http://www.infoescola.com/informatica/software/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_aplicativo#Classifica.C3.A7.C3.A3o
Tema Gerador : Educação e tecnologia
Tema para o projeto: O que há de novo no mercado da TICS na educação
Componentes: Silvia, Ieda, Ângelo, Lie , Rosemeire.
Porque escolhemos este tema?
Justificativa
Escolhemos esse tema pois sabemos que é importante para a sala de aula diversificar as atividades através de novos programas que estão no mercado e conhecê-los para que haja uma interação entre o docente , o conteúdo programático e os educandos. Focaremos, em um primeiro momento, no estudo da ferramenta Movie Maker e sua complexibilidade e aplicabilidade nas diferentes situações de aprendizagem.
O que já sabemos sobre o tema:
Há várias empresas especializando-se nessas TICS para captar o interesse dos alunos que estão no EM e que prestarão as provas do ENEM, da FUVEST, da UNICAMP, dentre outras.
Elas criam um ambiente propício ao desenvolvimento do aluno em relação ao que o mesmo já sabe e ao que deseja saber, trabalhando com metas que devem ser atingidas para um melhor aproveitamento e aperfeiçoamento do conhecimento prévio, desenvolvendo-o progressivamente.
"O Windows Movie Maker é um software produzido pela Microsoft e integra o sistema operacional Windows. Nele o usuário pode criar, editar e visualizar seus vídeos. Além disso, o programa permite ao professor produzir material e estimular a autoria do aluno a fim de enriquecer suas aulas como alternativa a tradicional leitura do livro escolar ou à projeção de filmes ilustrativos na televisão sem objetivos definidos."
Utilizaremos o Movie Maker como ferramenta digital para enriquecer a aprendizagem dos professores e, principalmente, para o desenvolvimento da criticidade e autonomia dos alunos em seu processo de construção de conhecimentos, esta tecnologia motivará o aluno na construção e incentivo para ser protagonista de sua aprendizagem.
Pontapé inicial da pesquisa:
Movie Maker e sua complexibilidade e aplicabilidade
Quais as principais dúvidas/inquietações que possuímos acerca do tema?
- Como se classificam os softwares?
- O que é Movie Maker?
- Para que serve o Movie Maker?
- Quais entidades educacionais estão utilizando as TICs?
- Há outras entidades utilizando este recurso?
- O que são softwares educacionais?
- Como são
classificados ?
PROJETO: O que há de novo no mercado da TICS na Educação?
I
– JUSTIFICATIVA
O
projeto surgiu da necessidade dos professores conhecerem e utilizarem as novas
TICs na sala de aula. A utilização do Movie Maker no contexto educativo e
consequente publicação desenvolve um trabalho colaborativo e autoral dos
alunos, estimulando os a serem agentes ativos e protagonistas na construção do
conhecimento.
II – INTRODUÇÃO
O Windows Movie Maker (WMM) é uma ferramenta simples de
edição de vídeo incluída no sistema operativo Windows XP com o qual é possível
importar segmentos de vídeos, analógicos ou digitais, cortá-los, ordená-los,
acrescentar legendas, efeitos, e no final gravar o resultado num ficheiro que
possa ser enviado por e-mail ou gravado em DVD, pendrive. Este software ajuda a
estimular o desenvolvimento de um trabalho autoral, onde o aluno pode criar um
trabalho original, utilizando uma ferramenta digital com objetivos pedagógicos
e autoral.
Software
de Autoria são programas instrutivos utilizados na manipulação e
redirecionamento de uma dada informação, a fim de atender a necessidade dos
usuários e quando executados produzem funções determinadas. Esse programa é
equipado com diversas ferramentas de multimídia que permitem o desenvolvimento
de uma variedade de atividades alternativas que podem estimular o
desenvolvimento cognitivo, a linguagem e a autonomia dos usuários.
O uso
desta tecnologia na educação permite que o professor acompanhe e utilize os
recursos oferecidos como uma ferramenta pedagógica, favorecendo assim o
processo ensino-aprendizagem. O professor será o mediador do conhecimento e irá
propiciar ao aluno a sua autonomia, um sujeito ativo e participativo no seu processo
de construção do conhecimento.
Softwares de
autoria como o Visual Classe, Everest, Hiper-Studio, Illuminatus e Active
3 são utilizados em atividades pedagógicas tanto com crianças quanto com
adolescentes no intuito de facilitar a aprendizagem nas disciplinas de
matemática, português, história etc. Há softwares que possuem
ferramentas que possibilitam a edição de imagens, de animação, de textos e a
construção de imagens geométricas. Tudo articulado para facilitar o processo de
aprendizagem dos alunos e estimular a coordenação motora, a memória e a
organização do pensamento.
Para o
professor, os softwares de autoria são importantes, pois
ajudam a entender as necessidades e dificuldades do aluno, por meio das
informações que ficam registradas em um banco de dados do servidor e permitem
saber todas as tentativas do aluno até que ele obtenha a alternativa correta.
Desse modo, essas informações servem para que a escola tenha a possibilidade de
trabalhar com cada aluno os seus pontos fracos no processo ensino-aprendizagem.
III- Aplicações
Educacionais
Com o uso do tablet os espaços de ensino e de aprendizagem são ampliados para além da sala de aula e possibilitam a mobilidade dos envolvidos que podem estar distante um dos outros. No entanto, a utilização de meios tecnológicos não significa, por si só, uma mudança ou melhoria do sistema de ensino. O estudo, o planejamento e a sua aplicação de forma eficiente são fatores essenciais para o sucesso do processo educativo.
A utilização das novas tecnologias,
como o tablet, podem ocorrer de forma esporádica, para dar suporte às aulas
especificas, ou de forma radical, transformando completamente o ambiente de
aprendizagem, explorando ao máximo as potencialidades que os meios tecnológicos
proporcionam.
Existe vários
software para dispositivos móveis. Ferrão (2005) apresenta
uma classificação de software em três categorias:
• Aplicações administrativas: Auxiliam
professores no planejamento e gestão de processos de avaliação, na criação de
bases de dados para conteúdos e conceitos chave para alunos, no armazenamento
de informações como contatos dos familiares e dados gerais dos alunos,
registros de anotações nas reuniões, acesso aos sumários, etc.
• Aplicações colaborativas e de comunicação: Possibilitam
o trabalho colaborativo e a interatividade entre os envolvidos no processo.
Exemplos: envio e recepção de e-mails, planejamento de reuniões de grupo,
criação de apresentações, enviar informações para os encarregados de educação,
trocar informação com colegas, fazer downloads, transferir
ficheiros para o PC através de acesso imediato, acesso a eventos educacionais
on-line, etc.
• Aplicações de ensino e aprendizagem: o
software está diretamente ligado ao conteúdo e ao processo de ensino e
aprendizagem. Alguns exemplos de aplicações são: leitura de eBooks, os
editores gráficos, de mapas conceituais, resolução de trabalhos de
casa, estudo de línguas estrangeiras, jogos, simulações, investigação na Web,
dicionários ou enciclopédias, glossários de termos, jogos colaborativos e
muitos outros aplicativos disponíveis na rede.
O tablet apresenta grande
versatilidade, podendo ser utilizado em todos os níveis de ensino, dentro e
fora da sala de aula. Pode ser uma ferramenta de apoio tanto no ensino especial
quanto na formação profissional e ainda, podem ser utilizados de forma
individual ou colaborativamente. Uma relação de softwares livres que podem
ser utilizados na educação é apresentada na tabela abaixo.
GESTÃO ESCOLAR
|
|
ABC-Blocks - Alfabeto móvel
Kanagrama – Ordenação de palavras Kverbos – Lingua Estrangeira Estudo verbos do Espanhol. Kvoctrain – Treinador de vocabulário em várias línguas |
Gnuteca – gestão de biblioteca
Sagu – para gestão escolar SchoolTool - Ferramenta completa para gerenciamento escolar, contando com diversos recursos e adaptável a política escolar de diversos países e regiões. |
FÍSICA
|
MATEMÁTICA
|
LUM –
Software sobre Óptica Geométrica.
MEK – Faz simulações de mecânica da partícula. Step - Simulador interativo de física. Você coloca corpos e forças sobre eles em uma cena, e inicia a simulação de como o sistema evolui de acordo com as leis da física. Tente mudar as propriedades dos corpos e forças e verifique como elas influenciam na evolução do sistema. |
Asymptopia – Palavras cruzadas com expressões
Matemáticas
Calc 3D – Gráficos: geometria e estatística. Geogeobra – Geometria interativa. Kig – Geometria KMathTool – Coleção de calculadores matemáticas Kmplot – Matemática Geometria interativa. Kpercentage – Estudo de porcentagem |
GEOGRAFIA
|
QUIMICA
|
3DPlanetárium – Programa que mostra o sistema
solar
em tempo real.
Celestia – Simulação espacial em tempo real que deixa você experimentar nosso universo em três dimensões. KGeography – Mapas |
Chemtool – Desenhar estruturas Químicas
Eqchem – Balanceamento de fórmulas químicas Ghemical – Moléculas em 3d Kalzium – Programa que exibe a tabela periódica de elementos químicos com informações e em diferentes classificações. |
Tabela 1 - Relação de software livres educacionais
O seu uso na educação é um grande
desafio para os professores, pois as aplicações das tecnologias vão muito além
do uso correto da ferramenta. Para que as aplicações pedagógicas sejam
eficientes é necessário reformular as metodologias de ensino/ aprendizagem e
ajustá-las as novas realidades.
Trabalhar com as TICs nos projetos educativos é uma proposta de intervenção pedagógica que gera novas situações de aprendizagem reais e diversificadas com o envolvimento de educadores e educandos, juntos comprometidos com a busca de conhecimentos que tenham sentido e significado para todos os envolvidos.
Considerações finais:
Trabalhar com as TICs nos projetos educativos é uma proposta de intervenção pedagógica que gera novas situações de aprendizagem reais e diversificadas com o envolvimento de educadores e educandos, juntos comprometidos com a busca de conhecimentos que tenham sentido e significado para todos os envolvidos.
Conclusão:
A Tecnologia Educativa tem potencial para promover novos caminhos no processo do ensino aprendizagem, facilitando a interação, cooperação e extrapolando para além dos muros da escola.
Bibliografia:
SCHLEMMER, Eliane; SACCOL, Amarolinda; BARBOSA, Jorge; REINHARD,
Nicolau. M-Learning ou Aprendizagem com Mobilidade: casos no
contexto brasileiro. Unisinos, Maio 2007. Disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/552007112411PM.pdf>.
Acesso em: 04 abr. 2012.
FERRÃO, Sílvia; MARCELINO, Maria. Modelar e Simular na Palma da
Mão? VII Simpósio Internacional de Informática Educativa. Portugal, nov. 2005. Disponível
em:<http://www.niee.ufrgs.br/eventos/SIIE/2005/PDFs/Posters/p495ferrao.pdf>.
Acesso em: 04 abr. 2012.
SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO. Lista de softwares livres. Disponível em:
http://softwarelivrenaeducacao.wordpress.com/ . Acesso em: 22 de abr. 2012.
http://softwarelivrenaeducacao.wordpress.com/ . Acesso em: 22 de abr. 2012.
Tablets: metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem. São
Paulo, mai./out.2011 Disponível em: <http://www.colegiocruzeirodosul.com.br/cruzeiro/jornal/EncarteCruzeirodoSul5Encarte.pdf .>Acesso
em 24 mar. 2012.
BENETTI,
Michele Nunes. A informática educativa como estratégia para melhorias na
educação publica Brasileira: Uma analise sobre o software de Autoria Visual
Class. Disponívelem: >http://www.infoescola.com/informatica/software/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_aplicativo#Classifica.C3.A7.C3.A3o
NEITZEL,
Luiz Carlos Etal. Análise de software educacional. Disponível em:www.eps.ufsc.br/disc/intromc/anal4/sld001.htm
VASCONCELOS
REIS, Roselene Maria de. S
NEITZEL,
Luiz Carlos Etal. Análise de software educacional. Disponível em:www.eps.ufsc.br/disc/intromc/anal4/sld001.htm
VASCONCELOS
REIS, Roselene Maria de. S
Nenhum comentário:
Postar um comentário