Projeto

                              PROJETO: O que há de novo novo no mercado da TICS na Educação?

            Nesta página, iremos apresentar nossas pesquisas sobre: MOVIE MAKER; Tipos de SOFTWARE;SOFTWARE EDUCATIVO; dentre outros.

Tema  Gerador : Educação e tecnologia

Tema para o projeto:  O que há de novo no mercado da TICS na educação

Componentes: Silvia, Ieda, Ângelo, Lie , Rosemeire.

Porque escolhemos este tema? 

Justificativa
Escolhemos esse tema pois sabemos que é importante para a sala de aula diversificar as atividades através de novos programas que estão no mercado e conhecê-los para que haja uma interação entre o docente , o conteúdo programático e os educandos. Focaremos, em um primeiro momento, no estudo da ferramenta Movie Maker e sua complexibilidade e aplicabilidade nas diferentes situações de aprendizagem.

O que já sabemos sobre o tema:
Há várias empresas especializando-se nessas TICS para captar o interesse dos alunos que estão no EM e que prestarão as provas do ENEM, da FUVEST, da UNICAMP, dentre outras.
Elas criam um ambiente propício ao desenvolvimento do aluno em relação ao que o mesmo já sabe e ao que deseja saber, trabalhando com metas que devem ser atingidas para um melhor aproveitamento e aperfeiçoamento do conhecimento prévio, desenvolvendo-o progressivamente.
"O Windows Movie Maker é um software produzido pela Microsoft e integra o sistema operacional Windows. Nele o usuário pode criar, editar e visualizar seus vídeos. Além disso, o programa permite ao professor produzir material e estimular a autoria do aluno a fim de enriquecer suas aulas como alternativa a tradicional leitura do livro escolar ou à projeção de filmes ilustrativos na televisão sem objetivos definidos."
Utilizaremos o Movie Maker como ferramenta digital para enriquecer a aprendizagem dos professores e, principalmente, para o desenvolvimento da criticidade e autonomia dos alunos em seu processo de construção de conhecimentos, esta tecnologia motivará o aluno na construção e incentivo para ser protagonista de sua aprendizagem.

Pontapé inicial da pesquisa:

Movie Maker e sua complexibilidade e aplicabilidade nas diferentes situações de aprendizagem.
Quais as principais dúvidas/inquietações que possuímos acerca do tema?
  • Como se classificam os softwares?
  • O que é Movie Maker? 
  • Para que serve o Movie Maker?
  • Quais entidades educacionais estão utilizando as TICs?
  • Há outras entidades utilizando este recurso?
  • O que são softwares educacionais?
  • Como são classificados?      



  PROJETO: O que há de novo no mercado da TICS na Educação?  

I – JUSTIFICATIVA
O projeto surgiu da necessidade dos professores conhecerem e utilizarem as novas TICs na sala de aula. A utilização do Movie Maker no contexto educativo e consequente publicação desenvolve um trabalho colaborativo e autoral dos alunos, estimulando os a serem agentes ativos e protagonistas na construção do conhecimento.
II – INTRODUÇÃO
O Windows Movie Maker (WMM) é uma ferramenta simples de edição de vídeo incluída no sistema operativo Windows XP com o qual é possível importar segmentos de vídeos, analógicos ou digitais, cortá-los, ordená-los, acrescentar legendas, efeitos, e no final gravar o resultado num ficheiro que possa ser enviado por e-mail ou gravado em DVD, pendrive. Este software ajuda a estimular o desenvolvimento de um trabalho autoral, onde o aluno pode criar um trabalho original, utilizando uma ferramenta digital com objetivos pedagógicos e autoral.
Software de Autoria são programas instrutivos utilizados na manipulação e redirecionamento de uma dada informação, a fim de atender a necessidade dos usuários e quando executados produzem funções determinadas. Esse programa é equipado com diversas ferramentas de multimídia que permitem o desenvolvimento de uma variedade de atividades alternativas que podem estimular o desenvolvimento cognitivo, a linguagem e a autonomia dos usuários.
O uso desta tecnologia na educação permite que o professor acompanhe e utilize os recursos oferecidos como uma ferramenta pedagógica, favorecendo assim o processo ensino-aprendizagem. O professor será o mediador do conhecimento e irá propiciar ao aluno a sua autonomia, um sujeito ativo e participativo no seu processo de construção do conhecimento.
Softwares de autoria como o Visual Classe, Everest, Hiper-Studio, Illuminatus e Active 3 são utilizados em atividades pedagógicas tanto com crianças quanto com adolescentes no intuito de facilitar a aprendizagem nas disciplinas de matemática, português, história etc. Há softwares que possuem ferramentas que possibilitam a edição de imagens, de animação, de textos e a construção de imagens geométricas. Tudo articulado para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos e estimular a coordenação motora, a memória e a organização do pensamento.
Para o professor, os softwares de autoria são importantes, pois ajudam a entender as necessidades e dificuldades do aluno, por meio das informações que ficam registradas em um banco de dados do servidor e permitem saber todas as tentativas do aluno até que ele obtenha a alternativa correta. Desse modo, essas informações servem para que a escola tenha a possibilidade de trabalhar com cada aluno os seus pontos fracos no processo ensino-aprendizagem.

III- Aplicações Educacionais
     
        Com o uso do tablet os espaços de ensino e de aprendizagem são ampliados para além da sala de aula e possibilitam a mobilidade dos envolvidos que podem estar distante um dos outros. No entanto, a utilização de meios tecnológicos não significa, por si só, uma mudança ou melhoria do sistema de ensino. O estudo, o planejamento e a sua aplicação de forma eficiente são fatores essenciais para o sucesso do processo educativo.  
A utilização das novas tecnologias, como o tablet, podem ocorrer de forma esporádica, para dar suporte às aulas especificas, ou de forma radical, transformando completamente o ambiente de aprendizagem, explorando ao máximo as potencialidades que os meios tecnológicos proporcionam.
    Existe vários software para dispositivos móveis. Ferrão (2005) apresenta uma classificação de software em três categorias:
    • Aplicações administrativas: Auxiliam professores no planejamento e gestão de processos de avaliação, na criação de bases de dados para conteúdos e conceitos chave para alunos, no armazenamento de informações como contatos dos familiares e dados gerais dos alunos, registros de anotações nas reuniões, acesso aos sumários, etc.
    • Aplicações colaborativas e de comunicação: Possibilitam o trabalho colaborativo e a interatividade entre os envolvidos no processo. Exemplos: envio e recepção de e-mails, planejamento de reuniões de grupo, criação de apresentações, enviar informações para os encarregados de educação, trocar informação com colegas, fazer downloads, transferir ficheiros para o PC através de acesso imediato, acesso a eventos educacionais on-line, etc.
    • Aplicações de ensino e aprendizagem: o software está diretamente ligado ao conteúdo e ao processo de ensino e aprendizagem. Alguns exemplos de aplicações são: leitura de eBooks,  os editores gráficos, de mapas conceituais,  resolução de trabalhos de casa, estudo de línguas estrangeiras, jogos, simulações, investigação na Web, dicionários ou enciclopédias, glossários de termos, jogos colaborativos e muitos outros aplicativos disponíveis na rede.
        O tablet apresenta grande versatilidade, podendo ser utilizado em todos os níveis de ensino, dentro e fora da sala de aula. Pode ser uma ferramenta de apoio tanto no ensino especial quanto na formação profissional e ainda, podem ser utilizados de forma individual ou colaborativamente. Uma relação de softwares livres que podem ser utilizados na educação é apresentada na tabela abaixo.
      
ENSINO DE LÍNGUAS
GESTÃO ESCOLAR

ABC-Blocks - Alfabeto móvel
Kanagrama – Ordenação de palavras
Kverbos – Lingua Estrangeira Estudo verbos do Espanhol.
Kvoctrain – Treinador de vocabulário em várias línguas
Gnuteca – gestão de biblioteca
Sagu – para gestão escolar
SchoolTool -  Ferramenta completa para gerenciamento escolar, contando com diversos recursos e adaptável a política escolar de diversos países e regiões.
FÍSICA
MATEMÁTICA

LUM – Software sobre Óptica Geométrica.
MEK – Faz simulações de mecânica da partícula.
Step  - Simulador interativo de física. Você coloca corpos e forças sobre eles em uma cena, e inicia a simulação de como o sistema evolui de acordo com as leis da física. Tente mudar as propriedades dos corpos e forças e verifique como elas influenciam na evolução do sistema.
Asymptopia – Palavras cruzadas com expressões Matemáticas
Calc 3D – Gráficos: geometria e estatística.
Geogeobra – Geometria interativa.
Kig – Geometria
KMathTool – Coleção de calculadores matemáticas
Kmplot – Matemática Geometria interativa.
Kpercentage – Estudo de porcentagem
GEOGRAFIA
QUIMICA

3DPlanetárium – Programa que mostra o sistema 
solar
 em tempo real.
Celestia – Simulação espacial em tempo real que deixa você experimentar nosso universo em três dimensões.
KGeography – Mapas
Chemtool – Desenhar estruturas Químicas
Eqchem – Balanceamento de fórmulas químicas
Ghemical – Moléculas em 3d
Kalzium – Programa que exibe a tabela periódica de elementos químicos com informações e em diferentes classificações.


Tabela 1 - Relação de software livres educacionais    

O seu uso na educação é um grande desafio para os professores, pois as aplicações das tecnologias vão muito além do uso correto da ferramenta. Para que as aplicações pedagógicas sejam eficientes é necessário reformular as metodologias de ensino/ aprendizagem e ajustá-las as novas realidades.


Considerações finais:

Trabalhar com as TICs nos projetos educativos é uma proposta de intervenção pedagógica que gera novas situações de aprendizagem reais e diversificadas com o envolvimento de educadores e educandos, juntos comprometidos com a busca de conhecimentos que tenham sentido e significado para todos os envolvidos.    

Conclusão:

A Tecnologia Educativa tem potencial para promover novos caminhos no processo do ensino aprendizagem, facilitando a interação, cooperação e extrapolando para além dos muros da escola.


 Bibliografia:
SCHLEMMER, Eliane; SACCOL, Amarolinda; BARBOSA, Jorge; REINHARD, Nicolau. M-Learning ou Aprendizagem com Mobilidade: casos no contexto brasileiro. Unisinos, Maio 2007. Disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/552007112411PM.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2012.
 FERRÃO, Sílvia; MARCELINO, Maria. Modelar e Simular na Palma da Mão? VII Simpósio Internacional de Informática Educativa. Portugal, nov. 2005. Disponível em:<http://www.niee.ufrgs.br/eventos/SIIE/2005/PDFs/Posters/p495ferrao.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2012.
SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO. Lista de softwares livres. Disponível em:
http://softwarelivrenaeducacao.wordpress.com/ . Acesso em: 22 de abr. 2012.
Tablets: metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo, mai./out.2011 Disponível em: <http://www.colegiocruzeirodosul.com.br/cruzeiro/jornal/EncarteCruzeirodoSul5Encarte.pdf .>Acesso em 24 mar. 2012.
 BENETTI, Michele Nunes. A informática educativa como estratégia para melhorias na educação publica Brasileira: Uma analise sobre o software de Autoria Visual Class. Disponívelem: >http://www.infoescola.com/informatica/software/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_aplicativo#Classifica.C3.A7.C3.A3o

NEITZEL, Luiz Carlos Etal. Análise de software educacional. Disponível em:www.eps.ufsc.br/disc/intromc/anal4/sld001.htm
VASCONCELOS REIS, Roselene Maria de. S




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