SOFTWARE
DE SISTEMA
Geralmente dividido em SISTEMAS OPERACIONAIS e PROGRAMAS
UTILITÁRIOS. Para começar os Sistemas Operacionais são de grande importância, pois
eles nos dão a opção de? Dizer ao computador o que ele deve fazer? Dois
exemplos bastante conhecidos do nosso público são o Windows e o Linux. Os Programas Utilitários geralmente são softwares
de menor porte com funções mais especificas tipo: Verificação de Disco, Cópias
de Segurança entre outros.
SOFTWARE
APLICATIVO
Neste tipo de software se enquadram todos aqueles programas que são utilizados na
execução de tarefas específicas. Posso citar vários exemplos, mas os mais
comuns são os processadores de texto, como o Word, que servem para trabalhar com os mais diversos
tipos de textos, emitir etiquetas, e fazer formulários, as planilhas
eletrônicas como o Excel são poderosas ferramentas de cálculos que facilitam tanto aquele
trabalho árduo de matemática, fazer gráficos com real representação dos dados é
uma coisa muito boa pra quem precisa e por último o que muitos usam mas não
sabem o nome ao certo que são os Browsers ou Navegadores, softwares usados para
navegar na Web, dentre eles os mais
conhecidos atualmente são: Windows Internet Explorer, Firefox, Google Chrome,
Opera e Safári.
SOFTWARES
TUTORIAIS
Geralmente são usados para informar ou ensinar sobre
determinado assunto, muito usados em treinamentos. Os conceitos transmitidos
através desse software se restringem ao que foi previsto por uma equipe de desenvolvimento do mesmo.
SOFTWARE DE
EXERCITAÇÃO
Similar ao software tutorial, mas aqui o usuário conta com
maior interatividade através de resposta diante de questões que serão
apresentadas.
SOFTWARE DE
INVESTIGAÇÃO
Nesta categoria se enquadram todos os softwares que
permitem a localização de diversas informações a respeito de diversos assuntos.
As enciclopédias são normalmente classificadas nesta categoria.
SOFTWARE DE
SIMULAÇÃO
Geralmente utilizados para simulações de situações da vida
real. Dentre os mais conhecidos estão os simuladores de vôo e os gerenciadores
de cidades, muito conhecidos pelo mundo jovem nos jogos, mas, quando pensamos
em simuladores podemos errar a ligá-los somente a jogos, hoje eles são bastante
usados em situações de treinamentos de pessoas para enfrentar casos no seu
dia-a-dia.
SOFTWARE DE
JOGOS
Geralmente são softwares relacionados a entretenimento
para proporcionar lazer e diversão. Dispõem de muitos recursos interativos e
existem de todos os tipos, desde estratégias até simulações reais de muitas
coisas como corridas (Need for Speed) ate mesmo de vida como o Second Life.
SOFTWARES
ABERTOS
São aqueles que permitem que o usuário produza com
liberdade e criatividade, se classificam nessa categoria aqueles softwares de
apresentações, bancos de dados,e vários outros
SOFTWARES DE
AUTORIA
Softwares são programas instrutivos
utilizados na manipulação e redirecionamento de uma dada informação, a fim de
atender a necessidade dos usuários e quando executados produzem funções
determinadas. O software de autoria é um programa equipado com
diversas ferramentas de multimídia que permitem o desenvolvimento de uma
variedade de atividades alternativas que podem estimular o desenvolvimento
cognitivo, a linguagem e a autonomia dos usuários.
O uso desta tecnologia na educação permite que o professor acompanhe e utilize os recursos oferecidos como uma ferramenta pedagógica, favorecendo assim o processo ensino-aprendizagem. O professor contribuirá como mediador do conhecimento e o aluno não mais será um mero espectador, mas, sim um sujeito ativo e participativo no seu processo de construção do conhecimento.
Softwares de autoria como o Visual Classe, Everest, Hiperstudio, Illuminatus e Active 3 são utilizados em atividades pedagógicas tanto com crianças quanto com adolescentes no intuito de facilitar a aprendizagem nas disciplinas de matemática, português, história etc. Há softwares que possuem ferramentas que possibilitam a edição de imagens, de animação, de textos e a construção de imagens geométricas. Tudo articulado para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos e estimular a coordenação motora, a memória e a organização do pensamento.
Para o professor, os softwares de autoria são importantes, pois ajudam a entender as necessidades e dificuldades do aluno, por meio das informações que ficam registradas em um banco de dados do servidor e permitem saber todas as tentativas do aluno até que ele obtenha a alternativa correta. Desse modo, essas informações servem para que a escola tenha a possibilidade de trabalhar com cada aluno os seus pontos fracos no processo ensino-aprendizagem.
O uso desta tecnologia na educação permite que o professor acompanhe e utilize os recursos oferecidos como uma ferramenta pedagógica, favorecendo assim o processo ensino-aprendizagem. O professor contribuirá como mediador do conhecimento e o aluno não mais será um mero espectador, mas, sim um sujeito ativo e participativo no seu processo de construção do conhecimento.
Softwares de autoria como o Visual Classe, Everest, Hiperstudio, Illuminatus e Active 3 são utilizados em atividades pedagógicas tanto com crianças quanto com adolescentes no intuito de facilitar a aprendizagem nas disciplinas de matemática, português, história etc. Há softwares que possuem ferramentas que possibilitam a edição de imagens, de animação, de textos e a construção de imagens geométricas. Tudo articulado para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos e estimular a coordenação motora, a memória e a organização do pensamento.
Para o professor, os softwares de autoria são importantes, pois ajudam a entender as necessidades e dificuldades do aluno, por meio das informações que ficam registradas em um banco de dados do servidor e permitem saber todas as tentativas do aluno até que ele obtenha a alternativa correta. Desse modo, essas informações servem para que a escola tenha a possibilidade de trabalhar com cada aluno os seus pontos fracos no processo ensino-aprendizagem.
Referências.
BENETTI,
Michele Nunes. A informática educativa como estratégia para melhorias na
educação publica Brasileira: Uma analise sobre o software de Autoria Visual
Class. Disponível em: >
NEITZEL,
Luiz Carlos etal. Análise de software educacional. Disponível em:www.eps.ufsc.br/disc/intromc/anal4/sld001.htm
VASCONCELOS REIS, Roselene
Maria de. S
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir